Foto: Guto Vital/ Portal Miséria
Moradores do Sítio Espinhaço, localizado no Distrito Arajara, Zona Rural de Barbalha, vivenciaram a virada de ano sem energia elétrica e o problema segue até esta terça-feira (2). De acordo com residentes da comunidade, foi feito contato com a empresa Enel desde o domingo (31), e até a manhã desta terça, quando a equipe de reportagem do Portal Miséria esteve no local, não houve atendimento presencial.
Segundo as moradoras e moradores, a falta de energia acomete a comunidade desde às 14h do domingo, véspera de Ano Novo. As pessoas destacam que a Enel afirma, por meio de telefonema, que irá encaminhar uma equipe até o local, no entanto, a presença da empresa na localidade ainda não foi concretizada.
Além do serviço básico de energia elétrica que não está sendo entregue à população, a situação culminou em outros problemas. Por falta de meio de conservação, algumas pessoas perderam alimentos e produtos de saúde, como insulina.
Procurada, a Enel afirmou em nota que “fortes chuvas acompanhadas de descargas atmosféricas e ventos que atingiram toda a área de concessão da companhia nos últimos dias causaram danos à rede elétrica e afetaram o fornecimento de energia para parte dos clientes”. A empresa também frisou que manobras de transferência de cargas foram iniciadas, a fim de mitigar o impacto negativo para os consumidores.
Ainda em nota, a Enel disse que reforçou em 57% as equipes de campo, e que está atuando para normalizar os serviços o quanto antes.
Assista abaixo a reportagem completa: