Foto: Reprodução/Prefeitura de Juazeiro do Norte
Diversos setores da sociedade estão se dedicando ao combate à proliferação do Covid-19. Na semana anterior, o caderno de Cultura do jornal O Globo publicou uma entrevista com a Ialorixá Wanda d’Omolú, que declarou que este era um momento de revermos nossas posturas e valores e, a partir daí, agirmos diferente.
Em diálogo com esse modo de vida coletivo e colaborativo, as comunidades dos povos tradicionais de terreiros de Juazeiro do Norte estão produzindo máscaras de proteção que em breve serão distribuídas gratuitamente. No total, seis terreiros estão envolvidos com essa iniciativa.
A ideia de produzir máscaras e distribuí-las partiu do Núcleo de Educação para a Promoção da Igualdade Racial (Nepir), apoiado pela Prefeitura de Juazeiro do Norte. Intitulada de “Cuidado inspira proteção”, a iniciativa é destinada aos bairros em que há uma grande concentração de populações em situação de vulnerabilidade social, como o Frei Damião, o João Cabral e o Triângulo.
“A pandemia tem provocado dificuldades na aquisição desse equipamento de proteção. O sentimento de desamparo aumenta quando nem se tem recursos financeiros para tentar comprar. Assim, a preocupação genuína com o próximo, mobilizou os povos tradicionais a confeccionarem máscaras para essa população”, declarou a coordenadora do Nepir, Moema Alves.