Foto: Ascom SINDURCA
Programada para começar oficialmente nesta quinta-feira (4), a greve dos servidores docentes da Universidade Regional do Cariri (URCA) foi suspensa por determinação judicial. A liminar que definiu a suspensão foi expedida pelo desembargador Washington Luís Bezerra, membro do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A liminar atende a um pedido da Procuradoria do Estado e da Procuradoria da URCA.
Detalha-se que, na decisão, o magistrado também estabelece multa diária de R$50 mil em caso de descumprimento. Pontua-se, ainda, que o Tribunal de Justiça cearense estabeleceu que uma audiência de conciliação seja realizada no próximo dia 15 de abril. O encontro deve acontecer presencialmente na capital Fortaleza.
Indica-se que segundo informações repassadas até este momento, o sindicato dos professores da instituição, o SINDURCA, apontou as atividades acadêmicas serão cumpridas seguindo o calendário estabelecido pela instituição. Uma nova assembleia está convocada para a manhã desta sexta-feira (5), quando serão discutidos os encaminhamentos em face da suspensão definida.
Lembra-se que a greve dos profissionais havia sido aprovada em assembleia geral realizada em 27 de março. Os professores pedem a recomposição salarial, promoção dentro do plano de cargos e carreiras, melhorias na infraestrutura universitária, além de concursos para docentes e para servidores técnicos-administrativos.
Salienta-se que a Universidade Estadual do Ceará (UECE) também estava prestes a entrar em greve, contudo, também teve o seu movimento grevista suspenso. A decisão de suspensão também veio do TJCE, em decisão assinada pelo desembargador Inácio Alencar Cortez Neto.