Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Tradicional Procissão dos Bombons marca penúltimo dia da Romaria de Nossa Senhora das Dores
Há 49 anos, os romeiros distribuem bombons e doces para os juazeirenses, como forma de agradecimento pela hospitalidade e carinho.
Raiana Lucas
Foto: Guto Vital/ Portal Miséria

O penúltimo dia da Romaria de Nossa Senhora das Dores é marcado pela tradicional “Procissão dos Bombons”. Há 49 anos, os romeiros distribuem bombons e doces para os juazeirenses, como forma de agradecimento pela hospitalidade e carinho.

São centenas de veículos enfeitados com muitos adornos e com as imagens de Nossa Senhora das Dores e o Padre Cícero nos veículos, que saem em procissão pelas ruas do município, com concentração na Avenida Castelo Branco, em frente ao 2º batalhão da Polícia Militar, e encerramento na Basílica de Nossa Senhora das Dores.

O repórter Toni Sousa e o repórter cinematográfico Guto Vital acompanharam parte do percurso da procissão. Sob os sons de buzinas e chuvas de bombons, os romeiros se despedem da romaria de setembro. Os juazeirenses de todas as idades que acompanham, além de aproveitar a distribuição dos doces, retribuem distribuindo água para os romeiros.

Raquel, uma das pessoas que estavam distribuindo água para os devotos da Mãe das Dores, segundo ela é a primeira vez que acompanha os festejos dessa forma, e decidiu se juntar à uma família que faz a distribuição de água neste dia. “Eu acho divertido e muito bonito. É uma tradição de Juazeiro do Norte”, completou.

São veículos de romeiros vindos de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Sergipe, entre outros estados. Muitos se preparam antes mesmo da viagem para este dia, é o caso dos romeiros de Ouro Preto – Alagoas, que há 26 anos vem para romaria de Nossa Senhora das Dores, onde trazem um andor para participara dos festejos. “O andor vem dentro do ônibus, todo montado, e aqui só faz botar pra procissão”, diz Felipe, motorista de um dos veículo.

Denise, romeira de Maceió, se emociona ao lembrar da época que vinha de pau da arara para Juazeiro do Norte. Ela ainda brinca sobre o ar-condicionado que o ônibus possui, diferente do pau de arara. “Somos ricas. Nós vinha de baixo”, brincou a romeira. No dia 1º de agosto foi sancionada a lei que declara a tradição do uso do pau de arara para as romarias religiosas como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

ASSISTA:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade