Compartilhar
Publicidade
Publicidade
UFCA realiza simpósio sobre cuidados com a saúde materna e de recém-nascidos
O Simpósio promete um evento inteiramente dedicado a isso, com palestras e debates de médicas e psicólogas especializadas na área.
João Boaventura Neto
UFCA realiza simpósio sobre cuidados com a saúde materna e de recém-nascidos
Foto: Reprodução/@artedepartejar.ufca

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) realiza, nos dias 23 e 24 de novembro, das 18h às 22h, o Primeiro Simpósio Caririense de Tópicos em Prematuridade que é uma das principais causas de morte neonatal no Brasil.

Por isso, em Novembro, no dia 17, é chamada a atenção para o Dia Mundial da Prematuridade, como um meio de conscientização e cuidado com a saúde do bebê e da gestante. O “Novembro Roxo” marca a importância de se debater essa questão.

O Simpósio promete um evento inteiramente dedicado a isso, com palestras e debates de médicas e psicólogas especializadas na área. A ideia é pensar abordagens centradas na saúde da mulher e da criança, além da disseminação de informações verídicas e desmistificação de mitos da gestação.

O evento, voltado a estudantes, profissionais da área de saúde e mães, é organizado pelo projeto de Cultura da UFCA “A Arte de Partejar”. Gratuito e aberto ao público, tem certificação de 8 horas aos participantes e ocorrerá remotamente, pelo Canal do Youtube do projeto.

As inscrições podem ser feitas pelo Instagram oficial da iniciativa e também pelo site do projeto.

A Arte de Partejar

Em parceria com o Observatório Caririense de Práticas Populares em Saúde e Projeto Saúde da Criança, vinculado à Pró- Reitoria de Extensão (Proex), o projeto A Arte de Partejar, proposto pela estudante do curso de Medicina Andrezza Maia, surgiu com o objetivo de promover a saúde da mulher e diminuir a violência nas salas de parto.

“Além dos cuidados com o próprio prematuro, é preciso entender que a mãe também precisa de cuidados. Muitas complicações que acontecem na gestação e que desencadeiam um parto prematuro são complicações evitáveis se a mulher tiver um bom pré-natal, o que infelizmente não acontece em muitos casos”, diz Andrezza. O projeto pretende tornar conhecidas essas causas, para que se possa evitar o parto prematuro ou, caso ele aconteça, para que mãe e bebê tenham o melhor cuidado possível.

Serviço
Instagram: @artedepartejar.ufca
Youtube: Arte de Partejar

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade