Foto: Shutterstock
Várzea Alegre, no Cariri, iniciou estudos para a produção de camarão em cativeiro no município. Em dezembro passado, mais de 150 produtores locais interessados na carcinicultura participaram de um treinamento promovido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura e Superintendência de Pesca do Ceará.
Durante o estudo, serão realizadas visitas às propriedades dos produtores interessados na produção de camarão para conduzir análises de viabilidade. A proposta, segundo a prefeitura, é inspirada no município de Morada Nova, conhecido pela produção de camarão e com características de solo semelhantes às de Várzea Alegre.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Agrário e Econômico, Matias Alves, Várzea Alegra tem um potencial de mercado significativo para a produção de camarão, a exemplo de outros municípios, como Morada Nova, Quixelô e Iguatu.
“A gente vê como uma atividade que tem boa lucratividade, e vê Várzea Alegre como potencial para desenvolver essa atividade. […] Várzea Alegre está sendo pioneira nesses cursos”, disse o secretário ao jornal do Cariri.