Foto: Cícero Dantas
Para celebrar os 7 anos de existência, a Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, localizada na cidade do Crato, preparou uma programação especial ao longo do mês. As festividades iniciaram neste domingo (03) com a 3ª edição do ‘Concertos para a Chapada’. A programação é aberta ao público.
“Esse projeto nasce primeiro dessa relação com a missão principal da Vila da Música, que é a formação em música instrumental, e também da relevância dos grupos artísticos da Vila ocuparem o palco como protagonistas dessa cena instrumental, além de receber outros grupos convidados que também compõem essa cena”, ressaltou a gestora executiva da Vila da Música, Lucinha Rodrigues.
A programação segue ao longo dessa semana. Nos dias 6 e 13, às 14h, haverá uma Oficina de Musicografia em Braille, com Jefferson Araújo, onde será ofertado noções teóricas sobre o assunto, bem como a experiência prática com materiais em relevo.
Ainda no dia 6, às 18h, acontece a Oficina de Apreciação Musical, com Thomas Ravelly. A ação visa desenvolver a capacidade dos alunos de apreciar e analisar músicas de diversos gêneros, compreendendo elementos como melodia, harmonia, ritmo e expressividade.
Já nos dias 7 e 8, Fatinha Gomes ministra a Oficina Re-inventário de Cantoras Cariri, com objetivo de destacar a contribuição de cantoras negras e indígenas para a rica tapeçaria musical brasileira.
Na próxima semana, dia 11 de março, às 19h, o equipamento recebe o músico Leandro Serafim e o Quarteto da Camerata de Cordas da UFC, com os músicos Dora Queiroz, Liu Man Ying, Nadilson Gama e Vitor Duarte, para o Concerto “Vila da Música 7 anos – um lugar onde toca o coração”.
Para finalizar o mês comemorativo, nos dias 21 e 22, a Vila da Música prepara uma apresentação especial com os Recitais Didáticos, organizado pelos alunos da instituição.
A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira
A Vila da Música é o primeiro equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) instalado no interior do estado. É fruto da parceria da Secult Ceará com a tradicional escola de música Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel), fundada pelo Padre Ágio Augusto Moreira na década de 1970.
O equipamento está localizado na Avenida José Horácio Pequeno, Belmonte, Crato.