Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Conheça e entenda a importância do Eixo Cardã do carro
Agência Miséria
Conheça e entenda a importância do Eixo Cardã do carro. (Foto: Reprodução)

A principal função de um automóvel é se movimentar. Quando pensamos nesta simples e tão importante função, devemos nos lembrar do eixo cardan. Este eixo é considerado uma novidade principalmente para os condutores mais novos, então é de suma importância aprender mais sobre ele.

Este eixo permite que haja mais liberdade de movimento durante a variação de velocidade ao fazer a ligação da força gerada às rodas. Permite, assim, que haja uma transmissão de energia, esta que é gerada pelo funcionamento do motor, levando-a ao eixo diferencial. Atua também levando a força do eixo diferencial para as rodas.

É composta por dois eixos tubulares, além de outros componentes, como cruzetas, luvas, ponteiras dianteiras e traseiras, rolamentos, mancais e suportes. As cruzetas que garantem que a força de dois eixos seja convertida em ângulos. Possibilitam a transmissão da força da caixa de câmbio para o diferencial, pois a caixa de câmbio está em nível acima do eixo diferencial.

Sua fixação se dá por anéis-trava ou braçadeiras, dependendo do seu tipo de aplicação. As cruzetas se unem ao cardan por meio de garfos e flanges ou garfos e terminais. O conjunto formado por estes componentes mais a cruzeta chamamos de junta universal.

Por ser responsável pela movimentação do veículo, é comum pensar que seu tempo de vida útil é curto, porém não se engane, o eixo cardan possui um grande tempo de vida, mas requer que o condutor fiscalize seu estado e não fique rodando com o mesmo danificado. Quando está nas devidas condições, garante que haja mais estabilidade e uma maior segurança na movimentação do automóvel.

Podemos encontrar esta peça em carros, pois como vimos, é responsável por transmitir a força do motor para as rodas. Está presente também em diversos modelos de motocicletas, pois pode substituir corrente de transmissão e torna o conjunto mais silencioso.

A manutenção preventiva é a maneira mais segura e mais barata de manter um veículo no seu melhor estado e performance. Sendo assim, esta peça deve receber os devidos cuidados. Visando o bom funcionamento do eixo cardan, devemos focar na lubrificação. Com a peça lubrificada corretamente e no período devido, é constatado que há um menor atrito e leva mais tempo para que o metal seja corroído e oxidado, pois há uma dissipação do calor mais eficiente. É comum relacionar que a manutenção deve ser realizada a cada 10 mil quilômetros, porem nesse caso, é interessante estar alerta com 2 a 5 mil quilômetros, observando a viscosidade do fluído e se o mesmo está limpo.

Estar atento a durabilidade e aspecto do eixo cardan e de seu fluído de lubrificação, garantem o bom funcionamento do veículo, sua estabilidade e segurança. Apesar de ter grande duração, se não for cuidado corretamente, pode se tornar perigoso pois sua vida útil será bem menor. Para encontrar esta peça, você pode buscar em lojas físicas ou online, como o site www.pecasauto24.pt que contém uma grande variedade de peças, todas com qualidade garantida. Caso você não seja um profissional do assunto e possuir os corretos conhecimentos, não tente fazer nenhuma reposição de peça.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade