Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Coronavírus: diversos pacientes do Cariri estão em isolamento domiciliar, entenda como funciona
Sarah Gomes
Isolamento social desacelera contágio do novo coronavírus em Fortaleza e no Ceará, aponta pesquisa
Foto: Reprodução

O número de casos confirmados do novo coronavírus tEm aumentado nas duas últimas semanas. Segundo dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde (Sesa) do Ceará, atualizado na tarde desta quarta-feira (22), cerca de 10 municípios da região do Cariri registram casos confirmados. São eles: Araripe, Barbalha, Crato, Farias Brito, Lavras da Mangabeira, Jardim, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres e Salitre. 

Alguns dos pacientes diagnosticados com o novo coronavírus apresentam sintomas graves e precisam ser hospitalizados. Em Juazeiro do Norte, dos dois casos confirmados, um está hospitalizado. Já em Crato, dos quatro pacientes confirmados, dois estão hospitalizados. 

Mas o que acontece com os outros pacientes?

Aqueles que apresentam sintomas leves são encaminhados para o isolamento domiciliar. Entenda como funciona o isolamento domiciliar para o paciente:

  • O paciente diagnosticado deve manter uma distância mínima de 2 metros dos demais moradores da casa;
  • O paciente deve permanecer em um quarto por 14 dias. É necessário manter a porta desse quarto fechada e as janelas abertas durante todo o isolamento para facilitar a circulação do ar;
  • Os móveis da casa precisam ser higienizados com água sanitária ou álcool 70% frequentemente;
  • O lixo produzido pelo paciente precisa ser separado e descartado;
  • Utensílios como toalhas, talheres, copos e outros devem ser separados para uso exclusivo do paciente;
  • Sofás e cadeiras também devem ser separados para uso exclusivo dos pacientes;
  • Após o uso do banheiro, todas as superfícies tocadas pelo paciente devem ser higienizadas com água sanitária ou álcool 70%.

No entanto, o paciente não é o único a ter sua rotina modificada. Entenda como funciona o isolamento domiciliar para quelas que moram na mesma residência de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus:

  • Uma vez que um dos moradores da casa recebe o diagnóstico positivo para o novo coronavírus, todos os demais moradores devem entrar em isolamento domiciliar por 14 dias;
  • Em casas que possuem apenas um quarto, os demais moradores devem dormir na sala ou em outro cômodo que seja distante do paciente infectado;
  • Todas as pessoas da casa devem utilizar máscaras de proteção.

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade