FOTO: Divulgação/ Alece
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Comissão de Educação Básica, realiza nesta quarta-feira (27) uma audiência pública para discutir o modelo cívico-militar nas escolas do estado, atendendo ao requerimento do deputado Renato Roseno (PSOL).
De acordo com o deputado, mesmo com o encerramento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, esse modelo segue sendo aplicado em diversos municípios e estados, inclusive em território cearense. Em sua fala, o parlamentar citou Juazeiro do Norte, ao listar alguns dos municípios cearenses que continuaram a implementar o modelo.
Entenda mais sobre escolas modelo cívico-militar:
A escola cívico-militar é um modelo de instituição de ensino que compartilha a gestão entre educadores e militares em escolas públicas de ensino regular, como Educação Fundamental II ou Ensino Médio.
Nesse modelo, as secretarias estaduais de Educação são responsáveis pelo currículo escolar, pelos professores e demais profissionais da educação encarregados do trabalho didático-pedagógico. Já os militares, que podem ser integrantes da Polícia Militar ou das Forças Armadas, atuam como monitores na gestão educacional, estabelecendo normas de convivência e aplicando medidas disciplinares.