Foto: PCCE
As Forças de Segurança do Ceará apreenderam 1.661 armas de fogos no primeiro trimestre deste ano, com uma média de 19 armas apreendidas por dia, em todo o Estado. De acordo com dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), o número representa um aumento de 5,3% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando houve 1.578 apreensões.
O órgão destaca que apenas em relação ao último mês de março, houve um aumento de 4,2%, com 567 armas de fogo apreendidas, em relação ao igual período 2023, no qual 544 equipamentos foram retirados de circulação.
“Esse aumento da apreensão impacta diretamente na redução do número dos homicídios e mostra cada vez mais uma atuação das Forças de Segurança para redução dos CVLIs (Crimes Violentos Letais e Intencionais)”, afirmou o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio.
“Estamos atuando de forma coordenada em todo território cearense, reforçando o patrulhamento das divisas, em parceria com os outros estados, para evitarmos a circulação das armas ilegais aqui no Ceará. A tendência é apreendermos cada vez mais, até o momento que essas apreensões naturalmente cairão, diante da escassez de armas de fogo circulando ilegalmente. Esse é o caminho mais seguro para que possamos reduzir os índices de homicídios e possamos sufocar a atuação de grupos criminosos em nosso Estado”, complementou o secretário.