Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Barbalha discute criação de Refúgio de Vida Silvestre para preservar o Soldadinho-do-araripe
A proposta, que ainda seguirá em debate pelos conselheiros nos próximos meses, tem como objetivo conservar as áreas importantes para a sobrevivência da espécie, que está em extinção.
Bruna Santos
Foto: Reprodução.

A criação de um Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) para o Soldadinho-do-araripe foi pauta da reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Barbalha, que retomou suas atividades na última quinta-feira (3). A proposta, que ainda seguirá em debate pelos conselheiros nos próximos meses, tem como objetivo conservar as áreas importantes para a sobrevivência da espécie, que está em extinção.

O REVIS foi uma demanda apresentada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Segundo o órgão, além de preservar e recuperar o habitat natural da ave, o Refúgio de Vida Silvestre pretende conciliar o uso sustentável das propriedades particulares com a proteção das nascentes e dos fragmentos de floresta úmida nas escarpas da Chapada do Araripe.

De acordo com o presidente do COMDEMA Barbalha, Willian Brito, após a conclusão dos estudos para a implantação, a proposta deve ser apresentada à população. “Após a conclusão dos estudos, a proposta do REVIS Soldadinho-do-Araripe será objeto de audiências públicas nos municípios de Barbalha, Crato e Missão Velha para que não haja dúvidas, quer do Poder Público, quer da coletividade, sobre seus objetivos e as ações necessárias para garantir sua implantação e, consequentemente, a conservação do Soldadinho e de toda a biodiversidade associada“, disse.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade