Foto: Arquivo/Agência Miséria
Com o lema ““Maria, vida e doçura, esperança sois”, a Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, vai celebrar, de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, a programação da Romaria de Nossa Senhora das Candeias. A programação conta com atos litúrgicos e devocionais, além de atividades culturais voltadas para a partilha de experiências romeiras e apresentações musicais.
No dia 2 de fevereiro, acontece a tradicional procissão luminosa, caminhada que percorrerá as ruas do centro da cidade partindo da Capela do Socorro em direção à Basílica de Nossa Senhora das Dores.
O lema que norteará a Festa da Luz faz alusão a oração do “Maria, valei-me”, prática da piedade popular mariana que reflete a súplica dos cristãos que buscam a intercessão de Nossa Senhora. A esperança também ocupa lugar de destaque na temática como forma de atender ao convite do Papa Francisco para 2025, ano em que a Igreja celebra o Jubileu Ordinário da Esperança.
“Nas romarias, pedimos a graça de olharmos para Deus com os mesmos olhos de Maria, a Mãe que fixou a confiança em Cristo, colocou-se a caminho e, com esperança, também se fez peregrina e romeira do Reino”, disse o Padre Cícero José, reitor da Basílica de Nossa Senhora das Dores.
Apesar de ser a primeira grande peregrinação do ano, a Romaria das Candeias encerra o Ciclo 2024 – 2025, período de seis meses que tem início em julho com a Romaria de falecimento do Servo de Deus Padre Cícero Romão.