Foto: Cagece
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informou, nesta segunda-feira (18), que já substituiu e padronizou mais de 10 mil hidrômetros em Juazeiro do Norte. Segundo a companhia, as trocas integram o projeto de setorização do abastecimento de água, com a finalidade de dar maior segurança hídrica, controle da pressão e da vazão.
De acordo com a concessionária, os hidrômetros com idade a partir de 5 anos foram substituídos por equipamentos novos, que possibilitam a otimização da leitura do consumo e, consequentemente, do faturamento dos clientes. O novo hidrômetro também possibilita a redução de perdas de água.
A mudança é obrigatória e segue a normativa do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Segundo a Cagece, o impedimento à realização do serviço caracteriza descumprimento de uma lei e pode acarretar interrupção da prestação dos serviços, conforme determinam os órgãos reguladores.
Já a padronização, diz a companhia, consiste no deslocamento do hidrômetro de dentro para fora do imóvel, facilitando a leitura do consumo de água pelas equipes. Quando não é possível instalar o hidrômetro na parede, ele é instalado na calçada, sendo protegido por uma caixa de piso.
A Cagece informou ainda que pretende substituir e padronizar mais de 15 mil hidrômetros em Juazeiro do Norte. “Essa etapa do projeto é fundamental para a promover a continuidade do abastecimento”, explica o gerente da Unidade de Negócio Bacia do Salgado, Gilberto Junior.