Foto: Reprodução/ Instagram
A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte inaugurou, nesta terça-feira (3), um busto em homenagem ao médico, jornalista e político Dr. Floro Bartolomeu da Costa (1876-1926), um dos principais colaboradores do Padre Cícero. A escultura foi instalada na área externa do prédio do palácio, que também leva o nome do homenageado.
Durante a solenidade, o professor e memorialista Renato Casimiro destacou a atuação de Dr. Floro como deputado federal. Casimiro apresentou um panorama dos sete discursos proferidos por Dr. Floro na antiga Câmara Federal, localizada no Rio de Janeiro (RJ), sendo o primeiro registrado em 3 de abril de 1922.
Entre os discursos memoráveis, ele deu ênfase aos realizados em 10 e 17 de abril de 1922, nos quais Dr. Floro se defendeu de ataques do jornal Correio da Manhã. Ele criticou a forma desrespeitosa como a representação nordestina era tratada. Em outros discursos, ele também abordou temas como xisto betuminoso no Cariri e a legislação eleitoral.
Casimiro classificou o sétimo e último discurso de Dr. Floro como o mais significativo de sua trajetória parlamentar. “Ele se dedicou exclusivamente ao Juazeiro e ao Padre Cícero. É um texto amplo e vasto, é livro inteiro, foi um discurso apenas, e que tornou o Juazeiro muito mais conhecido, sobretudo pela realidade de quem vivia aquilo desde o seu nascimento”, destacou.
Já o presidente em exercício da Câmara, vereador Raimundo Júnior (MDB), enalteceu a contribuição de Dr. Floro para o desenvolvimento de Juazeiro, sua proximidade com o Padre Cícero, e destacou a importância de resgatar a memória de figuras relevantes na história da cidade.
“É muito importante trazermos essas personalidades aqui para a nossa casa e mostrarmos o quanto o Doutor Floro Bartolomeu foi essencial para o desenvolvimento de Juazeiro, assim como o Padre Cícero, seu parceiro de longa data na política e na administração pública”, pontuou.