Foto: José Avelino
O Cariri chegou a marca de mais de 150 mil cirurgias eletivas realizadas no estado em 2024. A marca é fruto do Programa Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas, que tem como objetivo reduzir o tempo de espera por procedimentos programados. A maior parte dos procedimentos foram realizados em Juazeiro do Norte.
Para a coordenadora do programa, Melissa Medeiros, a descentralização foi essencial para os resultados. “Foi um trabalho combinado e organizado, em que os gestores dos 184 municípios trabalharam juntos, com a contratualização dos hospitais, alinhamento e governança”, ressaltou.
De acordo com a Secretária de Saúde do Estado, desde janeiro de 2024, o programa realizou 150.468 cirurgias eletivas no estado, marcando um aumento de 36% em relação a 2023. Este crescimento colocou o Ceará entre os cinco estados do Brasil que mais expandiram o número de procedimentos, de acordo com o Ministério da Saúde. São eles: Paraíba, Maranhão, Rondônia e Santa Catarina.
A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, destacou que o estado continua a trabalhar na regionalização dos serviços de saúde. “Estamos fortalecendo a regionalização e descentralizando os serviços”, afirmou.