Foto: divulgação /Secult
O endereço escolhido para sediar o Centro de Artesanato Maria Cândido vem sendo reformado pela Prefeitura de Juazeiro do Norte. O local será um ponto central de comercialização e valorização do artesanato juazeirense, oferecendo visibilidade aos artistas da região. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Cultura, o equipamento deve ser entregue à população ainda este ano.
Localizado na Vila Fátima, o Centro de Artesanato Maria Cândido, irá compor o rol de espaços dedicados à produção e incentivo à economia criativa através da venda de produtos artesanais na terra do Padre Cícero. O município já conta com a Ceart, a Lira Nordestina e o Centro Mestre Noza, locais dedicados à comercialização de uma das maiores expressões culturais da cidade.
De acordo com a Secretaria de Cultura, o novo equipamento foi nomeado em homenagem a Maria de Lourdes Cândido Monteiro, “pernambucana que se estabeleceu em Juazeiro do Norte e encontrou no barro a matéria-prima para suas criações, contribuindo para a renda de sua família”. A história de Maria Cândido foi registrada no livro Mãos que fazem história, escrito pelas jornalistas Germana Cabral e Cristina Pioner.