Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Centro Municipal de Artesanato será inaugurado nesta terça, 31, em Juazeiro do Norte
O espaço será um ponto central de comercialização e valorização do artesanato local, oferecendo visibilidade aos artistas do Cariri.
Rogério Brito
Foto: Divulgação

O Centro Municipal de Artesanato de Juazeiro do Norte será inaugurado na manhã desta terça-feira (31), na Rua José Barbosa dos Santos, s/n, no bairro Vila Fátima. O novo equipamento tem como objetivo ser um ponto central para a comercialização e valorização do artesanato local, incentivando a economia criativa e promovendo a produção e as oficinas de artesanato.

A estrutura do centro contará com quatro salas-ateliês, uma sala administrativa e duas salas de oficinas. Quatro artesãos serão selecionados por meio de chamamento público para estabelecer seus ateliês no local e receber subsídios individuais. Além disso, quinze artesãos adicionais ministrarão oficinas semanais, com atividades organizadas mensalmente.

O equipamento foi batizado em homenagem a Maria de Lourdes Cândido Monteiro, pernambucana que se estabeleceu em Juazeiro e se destacou como artesã, criando peças de barro que ajudaram a sustentar sua família. Ela também foi uma das pioneiras na formação do Centro Mestre Noza, um importante ponto de encontro para os artesãos da cidade. Dona Maria faleceu em 2021, aos 82 anos.

Segundo o Secretário de Cultura, Vandinho Pereira, será anunciado em breve um chamamento público para abrigar diversas categorias de artesãos no novo centro, que oferecerá oportunidades para exposições, oficinas e cursos, promovendo ainda mais o fortalecimento do artesanato local.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade