Compartilhar
Publicidade
Publicidade
CNPq lança prêmio para impulsionar mulheres na ciência
O prêmio será dividido em três categorias: Estímulo, trajetória e mérito institucional
Bruna Santos
Foto: Reprodução

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou que, ainda em 2024, lançará o Prêmio Mulher e Ciência, com o intuito de valorizar pesquisadoras e instituições que atuam na promoção da igualdade de gênero na ciência brasileira.

A coordenadora de Execução e Difusão de Prêmios Nacionais e Internacionais do CNPq, Lisandra Santos, explica que a iniciativa visa não apenas reconhecer o talento feminino na ciência, mas também incentivar a participação ativa das mulheres em diversas áreas do conhecimento e nas carreiras acadêmicas. “Em um estudo publicado em setembro de 2023 pela Diretoria de Análise de Resultados e Soluções Digitais, foi evidenciada a baixa representatividade feminina em algumas áreas, e o prêmio surge como uma resposta para mudar esse cenário”, pontua.

O prêmio será dividido em três categorias: Estímulo, voltada para cientistas até 45 anos de idade; Trajetória, direcionada a pesquisadoras com mais de 46 anos; e Mérito institucional, que reconhecerá instituições com iniciativas que promovem a igualdade de gênero no ambiente científico.

Além da premiação em dinheiro, de acordo com o CNPq, as vencedoras terão a oportunidade de participar de eventos científicos internacionais. A titulação será realizada anualmente, e as regras de participação serão especificadas em cada novo edital.

* Com informações da Agência Brasil.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade