Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Estudo identifica presença de fungos em ração a granel vendida no Crato
O próximo passo da pesquisa será identificar os tipos de fungos presentes e retornar aos estabelecimentos para conscientizar os comerciantes.
Rogério Brito
Foto: Freepik

Estudantes de Zootecnia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) descobriram contaminação por fungos em amostras de ração para cães vendida a granel em pequenos comércios no Crato. A pesquisa, conduzida por Joyce Pinheiro e Vitória Mendes, revelou que todas as amostras analisadas apresentavam presença de fungos.

Orientadas pela professora Cristiane Lima, as alunas explicam que, embora os fungos não sejam sempre visíveis a olho nu, as microtoxinas produzidas por alguns deles podem contaminar os animais que consomem a ração. “Os fungos podem não ser visíveis, mas as microtoxinas permanecem, e o animal que ingere essa ração se contamina”, afirma a docente.

O próximo passo da pesquisa será identificar os tipos de fungos presentes e retornar aos estabelecimentos para conscientizar os comerciantes sobre a importância da correta conservação da ração. Os resultados completos serão divulgados na revista Mãos & Mentes, publicação oficial do Departamento de Comunicação da Reitoria do IFCE.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade