Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Exames preventivos e hábitos saudáveis são fundamentais para cuidar da saúde do coração, afirma especialista
Comemorado no dia 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração promove a conscientização sobre a importância da saúde cardiovascular.
Cícero Dantas
Foto: Guto Vital/Portal Miséria

De acordo com dados do Ministério da Saúde cerca de 300 mil pessoas por ano sofrem infarto agudo do miocárdio no Brasil, quadro que resulta em morte em 30% desses casos. No próximo domingo (29), comemora-se o Dia mundial do Coração. A data foi estabelecida pela Federação Mundial do Coração (World Heart Federation – WHF), em 2000 com objetivo de alertar a população para os riscos de desenvolvimento de doenças cardíacas.

O cirurgião cardíaco do Hospital do Coração, Samuel Soares, ressalta a importância de ter hábitos saudáveis para evitar possíveis problemas de origem cardiovascular. “Manter atividade física regular, especialmente a aeróbica, cinco vezes por semana; evitar aqueles alimentos mais nocivos ricos em sódio, como o sal, e gordura; visitar seu médico de forma regular“, orientou o profissional.

Apesar de geralmente serem associados a idosos, os problemas cardíacos podem afetar qualquer faixa etária, com números recentes mostrando um crescimento de pacientes jovens. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), com base em dados do Ministério da Saúde, os casos de infarto notificados por mês mais que dobrou nos últimos 15 anos, e a média mensal de internações motivadas pelos ataques – entre pessoas de até 30 anos – aumentou 10% neste tempo.

Há essa interpretação errada da população em se preocupar com o coração, apenas a partir dos 60 anos. Sendo que o infarto pode acorrer em outras faixas etárias. O infarto é o último estágio de uma doença. É necessário fazer exames preventivos, ainda na juventude, para evitar qualquer complicação no futuro“, ressaltou Samuel.

Assista a entrevista:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade