Compartilhar
Publicidade
Publicidade
II Edição do Prêmio Beata Maria de Araújo acontece em Juazeiro do Norte
A segunda edição da premiação homenageou a idosa Maria de Oliveira Faustino, por sua contribuição social para o povo negro do município.
Rute Oliveira
Foto: ASCOM/Secult

A II edição do Prêmio Beata Maria de Araújo ocorreu no Centro de Referência do Idoso de Juazeiro do Norte nesta quinta-feira (31), com o tema “Das Marias de ontem às Marias de hoje”. A segunda edição da premiação homenageou a idosa Maria de Oliveira Faustino, por sua contribuição social para o povo negro do município.

O evento promovido pelo Núcleo de Educação para Promoção da Igualdade Racial (NEPIR), busca, também, “resgatar a memória da figura da Beata Maria de Araújo, que há décadas sofre invisibilidade pela sua contribuição para com a história do município”.

De acordo com a assessoria da secretaria de cultura, a homenageada deste ano, Maria de Oliveira Faustino, foi indicada pelo Centro de Referência do Idoso. “O reconhecimento valoriza não apenas sua trajetória, mas também a importância das mulheres negras na construção da identidade de Juazeiro do Norte”, afirma.

Juliana Araújo, gerente do Núcleo de Educação para Promoção da Igualdade Racial, ressaltou em sua fala, “a necessidade de valorizar o legado de Maria de Araújo, cujo papel religioso e social muitas vezes é eclipsado”, acrescentando que a Beata também é protagonista dessa história.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade