FOTO: Reprodução
A ex-primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, esposa do Ministro Camilo Santana (PT) será sabatinada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) nesta quinta-feira (12). Ela está cotada para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). De acordo com o líder do Governo, o deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT), a indicação “sobrepõe qualquer questão político-partidária”.
Ainda segundo o líder do Governo, caso Onélia Santana assuma o cargo, o TCE-CE terá, pela primeira vez, paridade entre homens e mulheres. Aldigueri destacou que 37 parlamentares assinaram a indicação de Onélia. No entanto, a decisão não foi bem aceita por todos os parlamentares. O deputado Sargento Reginauro (União) é um dos que criticam a iniciativa.
Reginauro afirmou que o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas exige domínio em áreas como Direito, Contabilidade ou Administração Pública, além de comprovação de pelo menos dez anos de experiência. Ele ainda ironizou: “Eu procuro os dez anos de experiência de uma pedagoga que vai ocupar um cargo importante no TCE”.
Já o deputado estadual De Assis Diniz (PT) é a favor da indicação e defende que Onélia será uma boa representação, mostrando o avanço da ocupação feminina: “É um nome técnico, preparado, com conhecimento, com habilidade. Por onde passou, brilhou, por onde passou, fez entregas”.
A vaga que a esposa de Camilo deve ocupar, é vitalícia e está aberta desde a morte do conselheiro Alexandre Figueiredo que atuou no órgão por 29 anos e faleceu no último 16 de junho.
Histórico de Onélia
Graduada em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (URCA), é também psicopedagoga clínica e institucional pela Unichristus, possui MBA em Gestão Pública pela PUC e é doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC-SP. Atualmente, ocupa o cargo de secretária de Estado da Proteção Social.