Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Juazeiro do Norte: colegiado da federação Rede-PSOL se reunirá em breve para definir posição no pleit0 2024
A reunião será feita na próxima semana, e ocorre após a Rede aderir a candidatura de Fernando Santana (PT). O PSOL deseja candidatura própria.
Paulo Junior
Foto: Divulgação

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Juazeiro do Norte, Fernando Santana (PT), anunciou na última quinta-feira (25) que o partido Rede Sustentabilidade havia expressado apoio ao seu nome na corrida pelo executivo juazeirense. A declaração chamou atenção pelo fato de a sigla estar federada com o PSOL, que tem ao menos três pré-candidatos que postulam indicação para concorrer à prefeitura em 2024.

Segundo que define a Justiça Eleitoral, quando federados, os partidos devem adotar postura única. Portanto, ou a candidatura própria ou o endosso a um outro nome. O Portal Miséria conversou com Germano Lima, presidente do PSOL de Juazeiro do Norte. De acordo com ele, Ao longo da próxima semana o colegiado da federação irá se reunir e apontar uma decisão final. Ele ainda acredita na manutenção de candidatura própria tendo o PSOL como cabeça de chapa, o que reverteria a postura adotada pelo Rede.

De acordo com Germano, que é um dos pré-candidatos do PSOL, o colegiado municipal da federação é composto por cinco membros. Destes, 3 pertencem a Rede Sustentabilidade e 2 ao PSOL, o que teoricamente garantiria a manutenção da posição defendida pela Rede. Porém, o pré-candidato disse acreditar ter um dos votos da Rede Sustentabilidade, o que garantiria a manutenção de um nome psolista na disputa.

Além de Germano Lima, o PSOL tem outros dois pré-candidatos, Demontieux Fernandes e Derineide Barbosa. Frisa-se que a Rede Sustentabilidade não havia abordado a disputa municipal de modo público ainda, manifestando-se apenas no momento do apoio ao pré-candidato petista, Fernando Santana.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade