
Foto: Reprodução.
A jornalista Manuela d’Ávila participará, no dia 23 de abril, às 18h30, de uma aula gratuita e aberta ao público na Universidade Federal do Cariri (UFCA), campus Juazeiro do Norte. Com o tema ‘Somos as palavras que usamos: jornalismo no combate à desinformação’, o evento faz parte da programação que celebra os 15 anos do curso de Jornalismo da UFCA. A aula acontecerá no auditório Beata Maria de Araújo. Os interessados devem se inscrever através do formulário eletrônico, que ficará disponível até a lotação do espaço.
Autora, ativista e doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Manuela preside o Instituto E Se Fosse Você?, dedicado ao combate à desinformação e às redes de ódio. Em 2023, coordenou o Grupo de Trabalho do Governo Federal, responsável pelo enfrentamento do discurso de ódio.
A realização da aula ocorre em um momento no qual o Brasil apresentou o pior desempenho em um estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado em 2024. A pesquisa, que ouviu cerca de 40 mil pessoas em 21 países, apontou que os participantes do Brasil, da Colômbia e dos Estados Unidos apresentaram maior tendência a acreditar em notícias falsas.
Para Ligia Coelli, professora e coordenadora do curso de jornalismo da UFCA, discutir a desinformação é uma etapa fundamental no processo de formação de jornalistas. “Especialmente num momento em que há plataformas e programas de todo o tipo sendo largamente utilizados para a criação de vídeos, áudios e imagens, ter subsídios para saber como denunciar o falseamento é questão de primeira ordem para manter a qualidade do nosso trabalho”, diz.