Compartilhar
Publicidade
Publicidade
PIB do Ceará cresce 7,2%, mais que o dobro do país, anuncia Elmano de Freitas
Os dados serão detalhados nesta quinta-feira (26) pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
Cícero Dantas
Foto: Carlos Gibaja/ Casa Civil

O Governador Elmano de Freitas, divulgou, por meio das redes sociais, que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará atingiu 7,2% no segundo trimestre de 2024, sendo mais que o dobro do resultado do Brasil (3,3%). O número representa o maior crescimento entre os estados no país neste período.

Os dados serão detalhados nesta quinta-feira (26) pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará vem aumentando de forma consistente, sempre na comparação com o mesmo período anterior. No primeiro trimestre de 2024, registrou crescimento de 5,26% ante 2,5% do Brasil, conseguindo o melhor resultado de um primeiro trimestre em 13 anos.

Estamos no caminho correto, o caminho de quem está trazendo o ITA para o Ceará; retomou a Transnordestina, o Minha Casa, Minha Vida; de quem possui um saldo positivo de mais de 80 mil empregos no estado. Seguimos de mãos dadas com os municípios, com o Governo Federal, para que a gente possa dar cada vez mais oportunidades para o povo cearense”, destacou Elmano de Freitas.

PIB Brasil

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil voltou a surpreender o mercado e avançou 1,4% no 2º trimestre de 2024, no comparativo com o resultado dos primeiros três meses do ano. É a 12ª vez que o indicador que contabiliza a soma das riquezas geradas no País tem crescimento.

A expectativa de analistas era de um resultado mais modesto, de 0,9%. “Ao contrário do que aconteceu ano passado, o crescimento do PIB se deve somente ao desempenho positivo da demanda interna, já que o setor externo está contribuindo negativamente para o crescimento da economia”, afirmou Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE.

Os dados atestam ainda expansão em outros comparativos. Frente ao 2º trimestre de 2023, o avanço observado entre abril e junho de 2024 é de 3,3%. Já para o 1º semestre deste ano, o IBGE indica que o PIB do Brasil cresceu 2,9%.

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade