
A programação é gratuita. Foto: Samuel Macedo.
Como parte da programação que antecede a XV Bienal Internacional do Livro do Ceará, o Cariri tem recebido, desde fevereiro, uma série de atividades literárias que discutem a presença e a resistência feminina na literatura. A programação segue ao longo do mês de março com rodas de conversa, oficinas e círculos de leitura.
O tema da XV Bienal, que ocorre de 4 a 13 de abril, no Centro de Eventos do Ceará, celebra a produção literária feminina e valoriza a contribuição das mulheres na literatura, destacando suas trajetórias, desafios e conquistas no campo literário. Na pré-programação e no próprio evento, os leitores são convidados a imergir no tema “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”.
No Cariri, espaços socioculturais de quatro cidades têm sido palco de uma programação diversa. “De forma estratégica, pensamos numa configuração espacial descentralizada, para que a Pré-Bienal tenha uma paisagem territorial ampla, alcançando assim, um público mais diversificado, contando com crianças, adolescentes, jovens e adultos, nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Caririaçu”, explica Regivania Almeida, Gerente de Formação, Livro e Leitura.

Foto: Governo do Estado.
Cronograma
14 de março
- “Não há amor onde há dominação”: pensando o amor nas vivências das mulheres, a partir da obra de bell hooks
- Com mediação de Jéssyka Andrade
- Horário: 14h às 17h
- Local: ala de Formação 2, piso 0, Centro Cultural do Cariri (Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1, Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato, Ceará.
- Público Alvo: adolescentes e jovens
- Classificação indicativa: 14 anos
20 de março
- Histórias de Mulheres Inspiradoras: Criação de dedoches que representam figuras femininas históricas
- Com mediação de Natalia Alves
- Horário: 14h
- Local: Biblioteca Municipal do Crato (Centro Cultural do Araripe, Largo da RFFSA, Crato)
- Público Alvo: crianças e adolescentes
- Classificação indicativa: Livre
22 de março
- Ciclo “Contos de Amor e Cura na Experiência Negra Feminina” da Escritora Elizandra Souza
- Com mediação de Eduarda Teles
- Horário: 16h
- Local: Biblioteca Baobá, no Centro Cultural do Cariri
- Público Alvo: adolescentes e jovens
- Classificação indicativa: 14 anos
26 de março
- “Contos de Amor e Cura na Experiência Negra Feminina” da Escritora Elizandra Souza
- Com mediação de Eduarda Teles
- Horário: 14h
- Local: Biblioteca Municipal do Crato (Centro Cultural do Araripe, Largo da RFFSA,
- Crato)
- Público Alvo: adolescentes e jovens
- Classificação indicativa: 14 anos
29 de março
- Roda literária: Obra “Os Malaquias” da escritora Andréa del Fuego
- Com mediação de George Belisário
- Horário: 16h
- Local: Biblioteca Comunitária Casarão (Rua Pe. Augusto, 149, Centro, Caririaçu)
- Público Alvo: jovens e adultos
- Classificação indicativa: 14 anos
Sobre a XV Bienal Internacional do Livro do Ceará
O evento acontecerá, gratuitamente, de 4 a 13 de abril de 2025, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Com o tema “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”, a Bienal pretende ser um espaço de diálogo sobre a literatura e suas múltiplas formas de expressão.
Esta edição contará com uma curadoria inteiramente feminina, composta pelas escritoras Sarah Diva Ipiranga, Nina Rizzi, Amara Moira e Trudruá Dorrico, sob a coordenação geral de Maura Isidório.