Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Prefeito de Juazeiro participa de evento alusivo ao Dia dos Surdos e menciona escola bilíngue
O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), esteve presente, juntamente com ativistas, servidores e pessoas atendidas pela unidade
Alan Clyverton
Foto: Livia Romana

Na manhã desta terça-feira (28), aconteceu na Central de Interpretação de Libras (CIL) de Juazeiro do Norte, na avenida Humberto Bezerra, um evento alusivo ao Dia Nacional dos Surdos, comemorado no último dia 26 de setembro. O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), esteve presente, juntamente com ativistas, servidores e pessoas atendidas pela unidade.

À reportagem do Site Miséria, a coordenadora da CIL de Juazeiro do Norte, Erlane Oliveira, reforçou a importância da data e mencionou os trabalhos da unidade. “Essa data representa a luta pelos direitos e a inclusão da pessoa surda na sociedade. Nossos atendimentos à pessoa surda são online e presencial, atendendo a parte da saúde e jurídica. A comunidade surda nos procura para acompanhá-los nesses atendimentos”.

Também à nossa reportagem, o prefeito Glêdson Bezerra reforçou a importância do evento e mencionou a futura escola bilíngue (Português-Libras), que deve ser inaugurada na cidade em breve. “Poder participar de eventos como esse tem todo um significado, que é reforçar a necessidade de políticas públicas afirmativas para a causa do surdo em nosso município. Nosso município vai contar, daqui a pouquinho, com uma escola bilíngue. […] É só o começo de um trabalho que precisa ser feito”, afirmou.

De acordo com informações da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará (SPS), a CIL nasceu como um projeto do Governo Federal, em 2015. O Estado assumiu uma central, que é a CIL Ceará, enquanto os municípios de Fortaleza e de Juazeiro do Norte assumiram, cada um, uma CIL, totalizando três centrais em todo o estado.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade