Romeu foi o nome de consenso após tensionamento da base aliada do Governo com a indicação de Fernando Santana. Foto: Reprodução
Nesta terça-feira (2), Romeu Aldigueri (PDT) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, após disputa com chapa única. A nova Mesa Diretora comandará o Legislativo Estadual no biênio 2025/2026. Dos 46 deputados, Aldigueri conseguiu o apoio de 44. Foi registrado somente um voto contra, de Alcides Fernandes (PL). Carmelo Nelo (PL) foi o único deputado ausente na eleição.
A chapa eleita conta com Danniel Oliveira (MDB) como 1º vice-presidente e Larissa Gaspar (PT) como 2ª vice-presidente. Na 1ª Secretaria, está De Assis Diniz (PT), seguido por Jeová Mota (PDT) na 2ª Secretaria. Ainda, tem Felipe Mota (União Brasil) na 3ª e João Jaime (Progressistas) na 4ª Secretaria.
A mesa é complementada por Luana Regia (Cidadania), Emília Pessoa (PSDB) e David Duran (Republicanos), no cargo de Vogal. O novo presidente da Alece ocupará o lugar de Evandro Leitão (PT), que entrega a Casa em janeiro de 2025 para assumir a Prefeitura de Fortaleza.
O nome de Romeu Aldigueri, formado em Direto pela Universidade Federal do Ceará, surgiu como indicação para presidir a Alece, após Cid Gomes (PSB) ser contra a indicação de Fernando Santana (PT), que foi feita pelo Governador Elmano de Freitas (PT). Cid alegou que o PT tem concentrado muito poder no estado. Após debates e articulações internas, Santana, que hoje ocupa a vice-presidência da Alece, retirou a candidatura.
Composição da Alece para o biênio 2025/2026
- Presidência: Romeu Aldigueri (PDT)
- 1ª Vice-presidência: Danniel Oliveira (MDB)
- 2ª Vice-presidência: Larissa Gaspar (PT)
- 1ª Secretaria: De Assis Diniz (PT)
- 2ª Vice-Secretaria: Jeová Mota (PDT)
- 3ª Vice-Secretaria: Felipe Mota (União Brasil)
- 4ª Vice-Secretaria: João Jaime (PP)
- Vogal: Luana Regia (Cidadania)
- Vogal: Emília Pessoa (PSDB)
- Vogal: David Duran (Republicanos)