Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Sabatina: Guilherme comenta sobre os desafios na área da Saúde e a instalação de Centro de Tratamento para crianças com TEA
O candidato à reeleição anunciou a instalação de um centro de tratamento para crianças com transtorno do espectro autista.
Cícero Dantas
Foto: Guto Vital/Portal Miséria

Durante sabatina ao Portal Miséria, o candidato a reeleição à Prefeitura de Barbalha, Guilherme Saraiva, comentou sobre os desafios na área da saúde e o credenciamento para instalação de um Centro de Tratamento para crianças com transtorno do espectro autista no município.

Guilherme destacou as parcerias com o governo estadual e federal, na busca de recursos, para “destravar” a saúde em Barbalha, especialmente, nos medicamentos de alto custo. “Hoje, temos a obrigatoriedade de ter 147 medicamentos na Atenção Básica [do município]. Obviamente tem medicamentos que o médico pode prescrever e não está incluindo nesse rol. Aí que está o desafio“, contou.

O atual gestor acrescenta que, por muitas vezes, determinados medicamentos não estão disponíveis na Secretaria de Saúde de Barbalha, especialmente aqueles de alto custo. “[Nessas ocasiões] é necessário a contrapartida do Governo Estadual e Federal. Imagine a burocracia que é receber esses medicamentos?! O poder público, de forma geral, ‘emperra’ esse medicamentos de vim de forma mais rápida”, disse. 

Centro de Tratamento para crianças com TEA

Durante a sabatina, Guilherme destacou o avanço na contratação de profissionais de saúde e a oferta na realização de exames durante sua primeira gestão. “Contratamos e aumentamos o número de especialistas [em diversas áreas], a quantidade de médicos e a realização de vários exames complementares. Mais que quintuplicamos a quantidade de ressonância e endoscopia, por exemplo”, afirmou.

Em relação ao tratamento e acompanhamento de crianças com transtorno do espectro autista, o candidato à reeleição anunciou a instalação de um Centro Especializado no município. “Recebemos o credenciamento para um Centro de tratamento para crianças com transtorno do espectro autista, aqui no município. Uma demanda que nos últimos anos, tem tido muito diagnóstico a nível nacional“, afirmou Guilherme.

Nesse Centro, de acordo com o gestor, os profissionais irão atuar seguindo um protocolo próprio desenvolvido de acordo com a ciência da Análise do Comportamento Aplicada ao TEA, a ABA, considerada por especialistas como a maior referência mundial na atualidade em tratamento terapêutico.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade