O projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara do Crato, na segunda-feira (28). Foto: Ascom / Prefeitura do Crato
A Sociedade Anônima de Água e Esgotos do Crato (SAAEC) retomará a gestão comercial do Sistema de Água e Esgotamento Sanitário Municipal a partir de 1° de dezembro de 2024. A Lei nº 4.217/2024, que devolve à SAAEC a parte comercial, foi sancionada na última terça-feira (29) pelo prefeito Zé Ailton (PT).
Há cerca de dois anos, o sistema de água e esgotamento estava sob a gerência da Ambiental Crato. Com o novo regimento, a atuação da Ambiental será focada exclusivamente na coleta, tratamento e construção das redes de esgoto.
À SAAEC caberão os serviços de cobrança, faturamento, ligações, religações, instalação de hidrômetros, além de toda a manutenção e operação da estrutura de atendimento. Também será de sua responsabilidade atualizar periodicamente o conjunto de dados comerciais, entre outros serviços.
Segundo a gestão, um dos motivos para a troca foi o aumento nas cobranças de tarifas. “Se essa questão das reclamações foi com relação a parte comercial, nós teríamos que tomar essa decisão“, afirma o gestor.