Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Teste de fumaça será usado para vistoriar rede de esgoto em Juazeiro do Norte
Ação busca analisar a rede de esgoto para reduzir os riscos de extravasamento durante o período de chuvas.
Bruna Santos
Fumaça utilizada não é prejudicial à saúde humana e animal. Foto: Saulo Mota / Portal Miséria

Pela primeira vez, será realizada em Juazeiro do Norte uma vistoria no sistema de esgotamento sanitário com o auxílio de um insuflador de fumaça, para detectar possíveis  irregularidades e contribuições indevidas na rede de esgoto. A ação acontecerá neste sábado (23), e será realizada pela Ambiental Ceará. A expectativa é inspecionar 1 km da rede nos bairros Pio XII, Centro, Timbaúbas e Juvêncio Santana. O objetivo é reduzir os riscos de extravasamento durante o período de chuvas.

Segundo a Ambiental, a atividade terá início às 8h no trecho localizado na avenida José Bezerra. No período da tarde, será vistoriado a rede localizada na avenida Floro Bartolomeu. 

A injeção de fumaça, não tóxica e não prejudicial à saúde, é feita com um equipamento que solta fumaça nos Poços de Visita (PVs), conhecidos como tampas de esgoto. A fumaça percorre a tubulação  e retorna à superfície. Se ela sair por lugares como bocas de lobo, ralos ou caixas de passagem, isso indica possíveis irregularidades ou pontos onde a água da chuva está sendo lançada na rede de esgoto.

De acordo com André Ramos, Coordenador de Operações da Ambiental Ceará, o excesso de água nas redes de esgoto durante os períodos de chuva pode sobrecarregar o sistema, causando o retorno de resíduos para as residências. A rede de esgoto é projetada para receber apenas a água utilizada em atividades domésticas, como a descarga do vaso sanitário, a água da pia e de máquinas de lavar.

Ainda, caso seja encontrado alguma irregularidade, será feito um trabalho de conscientização para falar sobre o impacto de conexões de drenagem na rede de esgoto.“Educativo no sentido que vamos visualizar as casas que podem estar conectadas à água da chuva na rede coletora de esgoto”, afirma.

Confira a entrevista completa  na TV Miséria

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade