Ponte JK - Foto: Divulgação/Governo do Maranhão
O Ceará é o estado brasileiro com o maior número de pontes federais em situação crítica ou ruim. No total, são 93 estruturas em condições semelhantes à Ponte Juscelino Kubitschek, entre Estreio (MA) e Aguiarnópolis (TO), que desabou no último domingo (22) e deixou 14 pessoas desaparecidas.
Das 93 pontes com problemas na estrutura, 77 estão classificas como ruim e 16 como crítica. Em seguida, aparecem os estados de Minas Gerais (91), Pernambuco (73), Bahia (68), Pará (63), Paraíba (60), Rio Grande do Sul (56), Piauí (36), Rio Grande do Norte (33), Maranhão (25), Roraima (25) e Paraná (19).
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) classifica como ruim as pontes com problemas estruturais ou funcionais que requerem atenção prioritária, como danos no concreto, fissuras ou exposição de armaduras, falhas em fundações ou pilares ou desgaste em juntas de dilatação ou sistemas de drenagem, entre outros.
O Brasil tem 727 pontes nessas condições, o que representa 12,5% das 5.827 federais. O levantamento foi feito pelo jornal Folha de S.Paulo e divulgado na última segunda-feira (23).