Foto: Reprodução
Iniciado em 2018, o projeto que busca tornar a Chapada do Araripe, localizada no Cariri, Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), encontra-se em processo de análise, caso aprovada, trará visibilidade internacional para a região, além de atrair novos investimentos.
O primeiro passo do processo envolve a produção de um documento que elenca os principais bens naturais e culturais da Chapada. Para a classificação, a Chapada do Araripe foi incluída como bem misto, o que significa que o local representa uma riqueza natural e cultural para a região do Cariri.
Segundo Patrício Melo, professor da Universidade Regional do Cariri (Urca), “a certificação pela UNESCO é um reconhecimento da importância do trabalho de preservação que já estamos realizando”, destacou. O reconhecimento como Patrimônio Mundial é concedido a locais que possuem uma importância universal, ou seja, são considerados essenciais não apenas para o país em que estão localizados, mas para o patrimônio global.