
Imagens do Padre Cícero de Maracanaú, Propriá, São José da Laje, Porto Real e Mundaú - Fotos: Reprodução
Diversos municípios nordestinos têm investido na construção de monumentos em homenagem ao Padre Cícero como estratégia para impulsionar o turismo religioso. A intenção é atrair romeiros que, por diversos motivos, não conseguem visitar a Colina do Horto, em Juazeiro do Norte.
Nos últimos quatro anos, pelo menos cinco cidades nordestinas inauguraram grandes monumentos dedicados ao fundador de Juazeiro do Norte. As imagens variam de 4,5 a 15 metros de altura.
A mais recente dessas inaugurações ocorreu na última quarta-feira (26), em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A cidade agora tem uma imagem de 13 metros de altura do Padre Cícero, que também homenageia o Monsenhor Murilo de Sá Barreto.
Em Propriá (SE), foi erguida no fim do ano passado a maior imagem do Padre Cícero fora de Juazeiro do Norte, com 15 metros de altura. Em Alagoas, três cidades também inauguraram suas próprias homenagens: São José da Laje (12 metros), Porto Real do Colégio (7 metros) e Santana do Mundaú (4,5 metros).
Lista de monumentos do Padre Cícero inaugurados recentemente:
• Propriá, Sergipe: 15 metros (inaugurado em dezembro de 2024)
• São José da Laje, Alagoas: 12 metros (inaugurado em fevereiro de 2024)
• Porto Real do Colégio, Alagoas: 7 metros (inaugurado em julho de 2023)
• Maracanaú, Ceará: 13 metros (inaugurado em março de 2025)
• Santana do Mundaú, Alagoas: 4,5 metros (inaugurado em dezembro de 2021)