
Fotos: Divulgação.
Há 61 anos o Brasil vivenciou a Ditadura Militar, que durou de 1964 a 1985. O período, marcado pela repressão e censura, deixou 434 pessoas assassinadas ou desaparecidas, de acordo com relatório da Comissão Nacional da Verdade, que funcionou entre 2012 e 2014.
Segundo a divulgação inédita do perfil dos desaparecidos políticos, feita na última segunda-feira (31) pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a maioria dos mortos e desaparecidos era composta por jovens estudantes, filiados a organizações políticas e residentes nas capitais do país.
Seis décadas depois, as marcas do Golpe Militar ainda estão na memória coletiva, seja nos relatos de quem viveu o período, nos livros de história ou no cinema. Para conhecer com maior profundidade esse regime, o Portal Miséria selecionou 10 filmes nacionais que resgatam a história e suas feridas ainda abertas.

Foto: Arquivo Agência Brasil
Lista de filmes
Batismo de Sangue (2007)

Caio Blat compõe o elenco. Foto: Divulgação
A obra se passa em São Paulo, no fim da década de 60. O convento dos frades dominicanos torna-se um espaço de resistência à ditadura militar. Movidos por ideais cristãos, os freis Tito (Caio Blat), Betto (Daniel de Oliveira), Oswaldo (Ângelo Antônio), Fernando (Léo Quintão) e Ivo (Odilon Esteves) passam a apoiar o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado por Carlos Marighella (Marku Ribas). Eles logo passam a ser vigiados pela polícia e posteriormente são presos.
- Direção: Helvécio Ratton
- Onde assistir: Prime Video
O Que É Isso, Companheiro? (1997)

´Longa tem Fernanda Torres no elenco. Foto: Divulgação.
O jornalista Fernando (Pedro Cardoso) e seu amigo César (Selton Mello) aderem a luta contra a ditadura militar no final da década de 60. Os dois alistam num grupo guerrilheiro. Em uma das ações do grupo militante, César é ferido e capturado pelos militares. Fernando então planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos para negociar a liberdade de César e outros presos políticos.
- Direção: Bruno Barreto
- Onde assistir: Prime Video; Globoplay
Pra Frente Brasil (1982)
Em 1970 o Brasil inteiro torce e vibra com a seleção de futebol no México, enquanto prisioneiros políticos são torturados. Todos estes acontecimentos são vistos pela ótica de uma família quando um dos seus integrantes, um trabalhador da classe média, é confundido com um ativista político e “desaparece”.
- Direção: Roberto Farias
- Onde assistir: Youtube
Ainda Estou Aqui (2024)

Obra ganhou o Oscar de ‘Melhor filme internacional’. Foto: Divulgação
A obra, dirigida pelo cineasta Walter Salles, é baseada no livro “Ainda Estou Aqui”, de Marcelo Rubens Paiva, que narra a história de sua mãe, Eunice Paiva (Fernanda Torres), uma mulher que, junto à sua família, enfrentou a violência da ditadura militar após a prisão e desaparecimento do ex-deputado federal Rubens Paiva (Selton Mello), na década de 70.
- Direção: Walter Salles
- Onde assistir: Nos cinemas; 6 de abril no Globoplay
Fico te devendo uma carta sobre o Brasil (2020)

Foto: Divulgação.
O filme revela três gerações de uma família atravessada pela ditadura militar brasileira. Ao mergulhar em uma história pessoal que se mistura à do país, o longa investiga o silêncio como forma de apagar a memória.
- Direção: Carol Benjamin
- Onde assistir: Globoplay
Cabra marcado pra morrer (1984)

Em novembro de 2015 o filme ficou em quarto lugar na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. Foto: Divulgação.
Início da década de 60. Um líder camponês, João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem dos latifundiário. As filmagens de sua vida, interpretada pelos próprios camponeses, foram interrompidas pela ditadura. Dezessete anos depois, o diretor retoma o projeto e procura a viúva Elizabeth Teixeira e seus dez filhos, espalhados pela onda de repressão que seguiu ao episódio do assassinato.
- Direção: Eduardo Coutinho
- Onde assistir: Prime Video
Eles Não Usam Black-tie (1981)

Fernanda Montenegro compõe o elenco do filme. Foto: Divulgação.
Tião, jovem operário, namora Maria, colega de fábrica. Quando toma conhecimento de que ela está grávida, resolve marcar o casamento. Mas eclode uma greve, e Otávio, pai de Tião, veterano líder sindical, adere ao movimento. Ao participar dos piquetes em frente à fábrica, entra em choque com a polícia, é espancado e preso. O filho fura a greve e credita à militância do pai a miséria em que sempre viveram, criando um conflito no interior da família.
- Direção: Leon Hirszman
- Onde assistir: Globoplay; Prime Video
Torre das Donzelas (2018)
Quarenta anos após serem presas durante a ditadura militar na Torre das Donzelas, como era chamada a penitenciária feminina, ao lado da ex-presidente da República Dilma Rousseff, um grupo de mulheres revisita a sua história.
- Direção: Susanna Lira
- Onde assistir: Canais Globo
O dia que durou 21 anos (2013)
O documentário mostra a influência do governo dos Estados Unidos no Golpe de Estado no Brasil em 1964 e como a ação militar que deu início a ditadura contou com a ativa participação de agências como CIA e a própria Casa Branca.
- Direção: Camilo Tavares
- Onde assistir: Apple TV
Mariguella (2021)
Comandando um grupo de jovens guerrilheiros, Carlos Marighella tenta divulgar sua luta contra a ditadura para o povo brasileiro, mas a censura descredita a revolução. Seu principal opositor é Lúcio, policial que o rotula como inimigo público do país.
- Direção: Wagner Moura
- Onde assistir: GloboPlay