Foto: Arquivo pessoal
A jornalista Bruna Santos, do Portal Miséria, conquistou o 2º lugar na categoria Texto do 1º Prêmio Jornalismo Ambiental, promovido pela Ambiental Ceará. O reconhecimento veio pela matéria “Falta de saneamento básico em Juazeiro do Norte sobrecarrega mulheres”. A cerimônia de premiação aconteceu na noite desta quinta-feira (23), no Engenho Tupinambá, em Barbalha, reunindo profissionais da imprensa de todo o Cariri.
A reportagem de Bruna mostra que, atualmente, apenas 41,42% dos imóveis têm acesso à rede de saneamento, colocando uma grande parcela da população, em sua maioria mulheres, expostas a problemas socioeconômicos. O texto traz a perspectiva de que o impacto vai além da saúde e educação: a ausência de saneamento contribui para o aumento do trabalho doméstico não remunerado, sobrecarregando ainda mais as mulheres.
O concurso avaliou trabalhos relacionados ao tema “Avanços e desafios para a universalização do esgotamento sanitário, do Cariri ao Litoral”. Nesta primeira edição, o Portal Miséria foi finalista em quatro categorias: Texto, Telejornalismo, Radiojornalismo e Cinegrafista. Os vencedores da categoria estadual de Cinegrafista, na qual concorre o cinegrafista Guto Vital, serão anunciados neste sábado (25), em Fortaleza.