Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Morre o senador Reginaldo Duarte, um baluarte da Universidade Federal do Cariri
O senador Reginaldo Duarte morreu na madrugada desta terça-feira num dos leitos do Hospital São Vicente de Paulo em Barbalha
Demontier Tenório
Reginaldo Duarte foi grande defensor da implantação da UFCA no Cariri (Foto: Reprodução)

O senador Reginaldo Duarte morreu na madrugada desta terça-feira (02) num dos leitos do Hospital São Vicente de Paulo em Barbalha em consequência de complicações cardíacas. José Reginaldo Duarte nasceu naquele município no dia 12 de março de 1935 e, recentemente, completou 89 anos. O velório acontece no Centro de Velório Anjo da Guarda com sepultamento definido para às 09h30min desta quarta-feira no Cemitério Parque Anjo da Guarda em Juazeiro após missa de corpo presente.

Ele cursou o primário na Escola Senador Martiniano de Alencar em Barbalha, o Ginásio no Diocesano de Crato e o colegial no Santo Antonio em Barbalha. Foi agropecuarista, empresário e político tendo sido grande amigo particular do Dr. Mauro Sampaio integrando o seu grupo político. Participou de inúmeras campanhas vitoriosas em Juazeiro e na região do Cariri.

O Senador Reginaldo Duarte foi um dos fundadores da ICASA (Indústria e Comércio de Algodão Sociedade Anônima) que deu origem ao time de futebol o qual chegou a dirigir. Foi ainda diretor da Rádio Vale do Cariri Ltda e responsável pela instalação da Rádio Vale FM após concessão do Ministério das Comunicações.

O mesmo era suplente do Senador Beni Veras (1991/1998) e assumiu o mandado quando Beni aceitou o convite do então presidente Fernando Henrique Cardoso para ser seu Ministro do Planejamento. Permaneceu por anos no Congresso Nacional. Na eleição seguinte continuou como primeiro suplente, dessa vez de Luis Pontes (1999/2007) e, da mesma forma, teve a oportunidade de assumir quando o titular aceitou convite para ser secretário de estado.

No senado, Reginaldo Duarte apresentou projeto e publicou folheto sobre o aproveitamento integrado do Rio Carás (2001). O mesmo fez em relação à proposta de criação da Universidade Federal do Cariri (2003) que foi implantada em Juazeiro na forma inicial de Campus Avançado após intensa luta do parlamentar com diversos pronunciamentos da tribuna do Senado.

Foi ainda grande defensor da transposição das águas do Rio São Francisco considerando que seria uma riqueza para o semiárido nordestino sempre afirmando: “Vim aqui para legislar em prol do interesse nacional” e até chegou a publicar folheto com tal título prestando contas de sua atuação. Em Brasília, Reginaldo respondeu por grande mobilização de autoridades no sentido de participarem da festa do Sesquicentenário de Padre Cícero no ano de 1994 em Juazeiro.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade