Champs-Elysées, com o Arco do Triunfo e o símbolo das Paralimpíadas ao fundo — Foto: REUTERS/Tingshu Wang
A cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris será realizada nesta quarta-feira (28), a partir das 15h. O Brasil inicia a disputa dos Jogos com a meta de realizar a campanha mais vitoriosa de sua história.
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) enviou para a capital francesa a maior delegação brasileira da história da competição: o total de 280 atletas, sendo 255 com deficiência, 19 atletas guia (18 para o atletismo e 1 para o triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo.
Para o presidente do CPB, Mizael Conrado, a expectativa é do Brasil realizar a melhor campanha da sua história. “Temos, no nosso plano estratégico, formulado em 2017, a meta de conquistar entre 70 e 90 medalhas e de ficar entre os oito primeiros. Mas a nossa real expectativa é de que o Brasil possa fazer em Paris a melhor campanha de todos os tempos”, declarou.
O objetivo é ultrapassar as campanhas dos Jogos do Rio (2016) e de Tóquio (2020), nos quais, em cada, o Brasil conquistou o total de 72 medalhas. Porém, foi no Japão que o país estabeleceu o recorde de ouros, 22, superando a marca dos Jogos de Londres (2012), quando 21 brasileiros subiram ao lugar mais alto do pódio.
Abertura
Os 4,4 mil atletas vão desfilar pela avenida mais famosa da França: a Champs-Élysées, que foi adaptada. A avenida recebeu faixa de asfalto em vez de pedras para permitir desfile de atletas, especialmente os que usam cadeiras de rodas. Cerca de 35 mil pessoas devem assistir à cerimônia na Praça da Concórdia.