Foto: RF._.studio/Pexels
As apostas esportivas foram legalizadas no Brasil no final de 2018. De lá para cá, os esportes no Brasil mudaram radicalmente. Os fãs já não estão mais só preocupados com a partida em si. Agora temos milhões de fãs pesquisando regularmente no Google coisas como: Quais são as odds para a próxima partida? Qual o palpite para o próximo jogo? A 1xbet é confiável? Quais as melhores dicas para apostas no futebol? E etc.
Mas não é só o comportamento dos fãs que mudou. A seguir vamos mostrar como as apostas esportivas influenciaram os esportes no Brasil.
Os clubes de futebol e as apostas esportivas
Dos 20 times da série A do Brasileirão, 19 são patrocinados por casas de apostas esportivas. Isso é realmente uma boa notícia.
Antes de 2018, esse patrocínio não existia. Agora, é parte fundamental das receitas dos clubes de futebol brasileiro. Vale a pena mencionar que os clubes de futebol do Brasil precisam de tantos patrocínios quanto possível.
Ao contrário do que muitos podem acreditar, a verdade é que há vários times de futebol com dívidas milionárias. Estamos falando de centenas de milhões de reais. Com dívidas desse tamanho, toda ajuda é bem-vinda.
E as casas de apostas investem pesado nos nossos clubes de futebol. As casas de apostas investem 327 milhões só no Brasileirão.
É claro, outras modalidades esportivas também são beneficiadas pelas casas de apostas, mas no Brasil, o futebol é o esporte que mais se destaca neste sentido.
Oportunidades para quem está ligado aos esportes
É comum que atletas famosos(as) se tornem garotos(as) propagandas de marcas famosas. O detalhe é que, agora, com as casas de apostas, eles podem fazer propagandas de um novo tipo de empresa.
É claro que as casas de apostas existiam antes de serem legalizadas no Brasil em 2018. Mas elas não patrocinavam atletas atuando no nosso país nesse período. Agora, vários atletas que trabalham aqui estão participando de propagandas e campanhas publicitárias para essas empresas.
O interessante é que mesmo alguns atletas que já se aposentaram estão sendo usados em propagandas. Na verdade, até pessoas que não são atletas, mas que tem algum tipo de popularidade no meio esportivo estão recebendo esse tipo de patrocínio.
Estamos falando de comentaristas esportivos, youtubers que se dedicam aos esportes e etc.
Mais engajamento dos fãs
Até mesmo os eventos esportivos mais chatos ficam interessantes quando há apostas envolvidas. Todo apostador sabe disso. Apostar nos torna muito mais atentos ao evento. Sentimos adrenalina e euforia em cada lance.
Quando estamos nesse estado, de puro ânimo, queremos acompanhar cada segundo do evento, conversar com os amigos sobre isso, acompanhar e compartilhar opiniões nas redes sociais e etc.
Mais cobrança nos atletas
Quando Charles Oliveira, também conhecido como Charles do Bronx, perdeu sua luta contra Islam Makhachev, centenas de fãs foram no Instagram do brasileiro reclamar sobre a sua performance. A maioria das reclamações mencionava apostas.
Isto é, centenas de brasileiros criticaram Charles do Bronx após perderem dinheiro apostando no lutador. Isto pode parecer brutal e até sem sentido, mas é algo que acontece.
Cobrar atletas nas redes sociais é algo comum e já acontecia antes mesmo das apostas esportivas terem sido legalizadas no Brasil. Mas pode ter certeza de que a cobrança é ainda maior quando os fãs estão apostando.
E qual o efeito que isso tem nos atletas? É difícil dizer. Isso vai de atleta para atleta. Alguns podem se sentir motivados e agirem de forma melhor, já outros podem se sentir pressionados e terem baixos rendimentos.
Popularidade de esportes secundários
Brasileiros amam futebol e MMA, mas esportes como vôlei, tênis e etc. Não tem muito espaço no Brasil. Isso pode mudar para melhor graças as apostas esportivas. Como já mencionamos, apostas aumentam o interesse dos fãs em eventos esportivos.
Há inúmeras formas de apostar em esportes como o vôlei e o tênis e isso certamente atrai a atenção dos brasileiros.