Fortaleza reencontrará o São Paulo na busca das quartas. (Foto: Rubens Chiri/Divulgação)
Na última semana, a CBF definiu os confrontos da próxima fase da Copa do Brasil, com dois times cearenses envolvidos. Ambos terão times paulistas pela frente nas oitavas de final: o Fortaleza duela contra o São Paulo, enquanto o Ceará encara o Santos. Além de desafiarem duas das maiores equipes do país, os rivais poderão fazer algo histórico na segunda competição mais importante do Brasil.
Se avançarem de fase, o Leão do Pici e o Vozão estarão juntos na fase quartas de final da Copa do Brasil de forma inédita. Mais do que isso: será a primeira vez que dois times do estado ficam entre os oito melhores do torneio em uma mesma edição.
Com estados do Nordeste, o feito já aconteceu três vezes: em 1989 e 2012, com Bahia e Vitória avançando juntos às quartas, e em 2014, quando América de Natal e ABC colocaram o Rio Grande do Norte entre os oito melhores.
Na atual edição, o estado do Ceará é o único que pode conseguir o feito, já que todos os outros times do Nordestes participantes foram eliminados nas fases anteriores da Copa do Brasil 2020.
O caminho das pedras
Para isso, no entanto, ambos precisam avançar na competição em confrontos em que são considerados azarões. O único duelo com datas confirmadas é Fortaleza x São Paulo. O jogo de ida acontece no dia 14, na Arena Castelão. A volta será no dia 25 de outubro, no Morumbi. Já Santos e Ceará aguardam a definição da CBF para saberem quando entram em campo, mas a tendência é que os confrontos ocorram na última semana de outubro e na primeira de novembro.
O Fortaleza aposta na longevidade do trabalho de Rogério Ceni e em seu forte sistema defensivo, um dos melhores do Brasileirão até aqui, para surpreender o São Paulo. A sólida campanha no Campeonato Brasileiro é outro motivo que dá esperanças ao torcedor do Fortaleza na outra competição nacional. Embora tenha perdido para o São Paulo por 1 a 0 na 2ª rodada, o Leão jogou melhor que o Tricolor Paulista no Morumbi e poderia ter saído com resultado melhor.
Além disso, o Tricolor de Aço pode se beneficiar do momento conturbado que o rival vive, com muita pressão dentro e fora de campo pelos oito anos sem títulos e também pelos resultados de 2020. O São Paulo foi eliminado pelo pequeno Mirassol nas quartas do Campeonato Paulista e não tem mais chances de avançar às oitavas de final da Copa Libertadores, o que torna o ambiente interno um verdadeiro caldeirão. O histórico na Copa do Brasil também é ruim: o São Paulo nunca foi campeão e vem de eliminação para o Bahia nas oitavas.
O Ceará, por outro lado, vive um momento de instabilidade em sua defesa, que está entre as piores do Brasileirão. O time também já teve um encontro com o Santos e perdeu: derrota por 1 a 0 no Castelão, em jogo marcado por expulsões dos dois lados.
Apesar disso, o alvinegro tentará manter o bom momento na Copa do Brasil, competição em que ainda está invicto. Em seis jogos disputados, foram cinco vitórias e apenas um empate, além de possuir o melhor ataque do torneio, com 15 gols.
Também pode beneficiar o Ceará o fato de que o Santos tem um calendário mais duro. Além da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, a equipe comandada por Cuca disputa também a Copa Libertadores. Diferentemente do rival do Fortaleza, o Peixe garantiu presença nas oitavas.
Histórico de Ceará e Fortaleza na Copa
Entre os rivais, o Vozão foi quem chegou mais perto de conquistar o título nacional. Em 1994, o Ceará bateu na trave ao perder a final para o Grêmio (1 a 0 no Olímpico, após empate por 0 a 0 no Castelão), mas deixou Palmeiras e Internacional pelo caminho em uma campanha memorável. O time comandado por Dimas Figueiras contava com nomes como Chico, Airton Tanque, Elói e Sérgio Alves.
De lá pra cá, o Ceará teve sua melhor participação em 2005, chegando à semifinal e caindo para o Fluminense, que seria vice-campeão. Nos dois últimos anos, o Vozão parou na terceira fase, com eliminações para Athletico Paranaense e Corinthians.
Já o Tricolor de Aço alcançou as quartas de final em apenas uma oportunidade, em 2001. Na ocasião, o time comandado pelo técnico Ferdinando Teixeira acabou eliminado pela Ponte Preta com uma goleada por 5 a 2, após ter vencido o jogo de ida por 1 a 0 no Estádio Presidente Vargas.
Nas duas últimas vezes em que participou da Copa do Brasil, o Fortaleza foi eliminado no confronto de estreia. Em 2019, caiu diante do Athletico Paranaense nas oitavas de final – o time de Ceni iniciou nesta fase por ter vencido a Série B do Brasileirão do ano anterior. Já em 2017, eliminação na primeira fase para o São Raimundo, do Pará, por 2 a 1.
A última vez em que o Fortaleza venceu um jogo de Copa do Brasil foi em 2016, contra o Internacional, por a 1 a 0. No entanto, o Leão havia perdido a partida de ida por 3 a 0 e disse adeus ao torneio.