Foto: Rodrigo Coca
O Corinthians enfrenta o Fortaleza na Neo Química Arena nesta terça-feira (26), às 21h30, no primeiro jogo da semifinal da Copa Sul-Americana. Para o Timão, jogar em casa pode significar a abertura de uma vantagem na disputa por uma vaga na final da competição, já que o Leão nunca conseguiu vencer o Corinthians em solo paulista.
Das 15 partidas disputadas em São Paulo, Corinthians venceu 11 e empatou 4. Foram 27 gols do Corinthians, enquanto o Fortaleza marcou apenas 8. Este será o terceiro confronto entre Corinthians e Fortaleza em mata-matas. Nas duas ocasiões anteriores, ambas pela Copa do Brasil, o time paulista saiu vitorioso.
Em 2004, nas oitavas de final, as equipes empataram os dois jogos, mas o Corinthians avançou pelo critério de gol qualificado (0 a 0 em São Paulo e 1 a 1 em Fortaleza). Em 2008, na segunda fase do torneio, o Corinthians avançou mesmo após perder o jogo no Castelão por 2 a 1, vencendo por 2 a 0 no Morumbi.
O time cearense está em busca do seu primeiro título internacional. Esta é a quarta participação do Fortaleza em uma competição continental em toda sua história. A equipe do técnico Vojvoda vem de uma grande arrancada, contando com Brasileirão e Sul-Americana. São sete vitórias nos últimos oito jogos, uma dessas, foi no Brasileirão, justamente sobre o Corinthians, por 2 a 1 na Arena Castelão.
Fortaleza quer uma vaga na Copa Libertadores de 2024. São dois caminhos para se classificar: através do Brasileirão, ficando no topo da tabela, ou através da Sul-Americana, já que o campeão tem vaga garantida na Liberta do próximo ano.
A outra semifinal da Copa Sul-Americana será disputada entre Defensa y Justicia, da Argentina, e LDU, nesta quarta-feira (27), às 19h, no Equador.