Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Cratense é vice-campeã mundial de jiu-jitsu em Abu Dhabi
A final da categoria foi entre brasileiras, Raniele enfrentou a manauara Luane Carvalho.
Raiana Lucas
Foto: Divulgação

A cratense Raniele Alencar, de 22 anos, conquistou o vice-campeonato no Mundial profissional de Jiu-Jitsu de Abu Dhabi, realizado pela AJP. Ela competiu na categoria faixa roxa, pré-profissional, até 90 kg. A final da categoria foi entre brasileiras, Raniele enfrentou a manauara Luane Carvalho.

Aluna do professor Pierry Gois desde 2015, a caminhada de Raniele até o mundial foi árdua, mas repleta de títulos. Foi tri-campeã do Norte/Nordeste, tri-campeã sul-americana, campeã brasileira, além de outras conquistas regionais. No ranking brasileiro e sul-americano, a atleta caririense ocupa a 11ª colocação. No ranking mundial, ocupa a 39ª colocação em sua categoria.

Foram quatro lutas no mundial, na estreia perdeu para Luane de Carvalho, de Manaus. Na repescagem e venceu a espanhola Anabel Lopez, e depois a russa Alevtina Rorosteleva. Na final, ela voltou a enfrentar a brasileira Luane, perdendo novamente e conquistando o segundo lugar.

Pierry destaca que Raniele é a única atleta da região do Cariri com os títulos mencionados. Ele falou também sobre as dificuldades enfrentadas ao longo dos oito anos de trabalho. “Eu venho batalhando com ela já aí há oito anos, às vezes tirando do meu bolso, fazendo rifa, fazendo campanhas para ajudar ela, né?! Quem é do jiu-jitsu sabe da correria, mas quem não é às vezes não sabe por conta desse abafamento de notícia”, explicou Pierry.

Com a conquista, Raniele passará a ser patrocinada por uma das maiores equipes do país. “Os objetivos estão sendo alcançados, depois de muita batalha. É muito difícil você conseguir um patrocínio sem você ter um reconhecimento, sem você ter títulos, e hoje graças a Deus ela tem respaldo, ela tem currículo para isso e hoje as equipes estão começando a ver ela com outros olhos. É um trabalho muito árduo que vem sendo feito desde 2015”, explicou o professor.

Outros atletas do Cariri estão sendo formados pelo professor Pierry, através da Ubuntu, escola de jiu-jitsu profissional, uma equipe genuinamente cearense, com sede em Fortaleza, e filial em Crato, que atende toda a região. Ubuntu significa fraternidade e união, e está há 3 anos no Cariri.

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade