Foto: Divulgação
Dorival Júnior, conhecido por sua excelente gestão de equipes e por seus notáveis trabalhos no futebol brasileiro, aceitou o convite para comandar a seleção brasileira, neste domingo (7). Ele será o primeiro treinador da seleção brasileira a ter passado pelos clubes Ceará e Fortaleza.
O técnico paulista de 61 anos teve sua primeira experiência no futebol cearense entre dezembro de 2004 e março de 2005, quando treinou o Fortaleza. Durante esse período, ele liderou o time em 25 partidas e demitido após um empate no Clássico-Rei pelo Campeonato Cearense. No total, Dorival obteve um aproveitamento de 62,6% à frente do Fortaleza.
Quase 17 anos depois, Dorival retornou ao futebol cearense. Em 28 de março de 2022, ele foi anunciado como o novo treinador do Ceará, posição que ocupou até junho do mesmo ano. Em Porangabuçu, Dorival comandou a equipe em 18 partidas, conquistando 11 vitórias, quatro empates e três derrotas, resultando em um aproveitamento de 68,51%.
Depois de sua passagem pelo Ceará, Dorival assumiu o comando do Flamengo, onde conquistou a Libertadores e a Copa do Brasil em 2022, e do São Paulo, onde ganhou a tão desejada Copa do Brasil em 2023, o único título que faltava ao clube paulista.