Foto: Noemi Llamas / Getty Images
O Comitê Disciplinar da Fifa anunciou nesta segunda-feira (30) que Luis Rubiales, ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, foi suspenso de todas as atividades relacionadas ao futebol por três anos. Durante a cerimônia da Copa do Mundo Feminina deste ano, onde a Espanha foi campeã, Rubiales deu um beijo à força na campeã mundial Jennifer Hermoso, o que causou uma crise no futebol espanhol.
Inicialmente, o ex-líder da federação foi suspenso por um período de 90 dias e posteriormente destituído do cargo. Ele também está sendo investigado pelo Ministério Público espanhol por acusações de agressão sexual e coação, além de receber a ordem de manter distância mínima de Hermoso.
Outro envolvido no escândalo que perdeu seu cargo foi o técnico responsável pela vitória da Espanha, Jorge Vilda, que foi demitido pela nova direção da Real Federação Espanhola de Futebol.
Luis Rubiales já foi notificado da suspensão pelo Comitê Disciplinar da Fifa e terá a opção de apresentar um recurso ao Comitê de Apelações da entidade.