Foto: Ricardo Bufolin/CBG
A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) anunciou, neste domingo (24), a lista de convocados da ginástica artística do Brasil para as Olimpíadas de Paris. A equipe feminina manteve a formação vice-campeã do mundial de 2023: a campeã olímpica Rebeca Andrade lidera o quinteto, que conta com Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Júlia Soares. Arthur Nory ficou com a vaga masculina do país, juntando-se a Diogo Soares, que já tinha classificação nominal assegurada desde o Mundial de 2023.
Principal nome do esporte e dona de duas medalhas olímpicas e nove em mundiais, Rebeca Andrade chega aos Jogos de Paris como uma das favoritas ao pódio, especialmente no salto, aparelho em que defende o título. Ela vai disputar as Olimpíadas pela terceira vez, assim como Flávia Saraiva e Jade Barbosa, ambas medalhistas mundiais e finalistas olímpicas. Lorrane Oliveira também esteve na equipe brasileira da Rio 2016. Júlia Soares é a única estreante em Olimpíadas.
Campeão mundial da barra fixa em 2019 e bronze no solo da Rio 2016, Arthur Nory vai disputar as Olimpíadas pela terceira vez. O outro integrante masculino nos jogos, é Diogo Soares, finalista olímpico do individual geral nos Jogos de Tóquio, que disputar as Olimpíadas pela segunda vez.
De acordo com a CBG, a seleção de ginástica artística vai ser a primeira delegação brasileira a embarcar para a França, no dia 6 de julho. A aclimatação vai ser feita em Troyes, cidade a 160km de Paris. No dia 18 de julho, o grupo segue para a Vila Olímpica. A classificatória masculina da ginástica artística das Olimpíadas está programada para o dia 27 de julho, e a feminina será no dia seguinte.