Foto: Reprodução
O Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Ceará (TJDF-CE), proferiu decisão de afastamento cautelar de dois atletas da equipe do Guarani de Juazeiro, por suspeita de manipulação de resultado da partida Iguatu x Guarani, na primeira rodada da Taça Fares Lopes, no último dia 5 de julho, onde o Leão do Mercado sofreu goleada de 6×0. Os atletas citados no documento são o lateral Welligton Lopes da Silva e o goleiro José Mateus da Silva Lustoza.
O afastamento foi proferido pelo Presidente do TJDF-CE, Waldir Xavier de Lima Filho. O magistrado ressaltou a frequência com que casos de manipulação têm ocorrido em partidas de futebol, inclusive nas competições cearenses, o que exige uma postura firme do tribunal. A decisão foi baseada no relatório recebido pela Federação Cearense de Futebol da SportRadar, empresa especializada em investigação de manipulação de resultados no esporte. A FCF acionou seu departamento jurídico e enviou um pedido à procuradoria do TJDF-CE para que fosse deferida uma liminar afastando imediatamente os atletas envolvidos em determinado caso. O pedido foi acatado e concedido a liminar, determinando o afastamento imediato dos jogadores.
O afastamento dos jogadores já está em vigor e eles não poderão jogar na partida desta quarta-feira (12) contra o Fortaleza, pela Taça Fares Lopes.
No último dia 06, o Presidente do Conselho Deliberativo do Guarani Esporte Clube, Alisson Caldas, junto com os conselheiros, pediram à Federação Cearense de Futebol a saída do time da Copa Fares Lopes, assim como a destituição da Diretoria Executiva do Leão do Mercado, o Presidente Suarez Leite Machado e demais integrantes.
Já na segunda-feira, (10), Ministério Público do Estado do Ceará ajuizou ação penal contra um jogador e um dirigente de clube de futebol, por suposta manipulação de resultados no Campeonato Cearense de 2022. A denúncia é fruto da investigação denominada “Operação Aposta Certa”.