Foto: Reprodução
O palco está montado para a conclusão da campanha da Liga dos Campeões de 2022-23, com o Manchester City, que espera conquistar o título pela primeira vez, enfrentando a Inter de Milão, três vezes campeã da Copa da Europa, no que é, sem dúvida, o maior jogo do ano no continente, no Estádio Olímpico Ataturk, em Istambul, no dia 10 de junho.
Os comandados de Pep Guardiola são uma equipe que muitos esperavam ver chegar tão longe na competição, já que o Man City busca encerrar sua longa espera pela primeira Liga dos Campeões, enquanto os adversários italianos são finalistas surpreendentes, pois não passaram das quartas de final desde que ganharam o prestigioso troféu sob o comando de José Mourinho em 2010.
A diferença nas expectativas dos dois times no início da campanha se reflete naqueles que esporte bet, já que o time da Premier League inglesa é o grande favorito para vencer em Istambul. Mas Guardiola já esteve nessa situação com os Sky Blues antes, e eles desmoronaram sob o peso da expectativa em 2021, perdendo por 1 a 0 para o Chelsea no Porto, quando se esperava que vencessem os londrinos com a mesma facilidade.
Essa é a prova, como se fosse necessária, de que essa partida não é de forma alguma uma conclusão precipitada e que tudo pode acontecer na final da Liga dos Campeões. Com isso em mente, vamos dar uma olhada nas duas equipes que participarão da final deste ano.
Manchester City
Técnico: Pep Guardiola
Capitão: Ilkay Gundogan
Principal jogador: Erling Haaland
Como já foi dito, a pressão está novamente sobre o Manchester City rumo à final da Liga dos Campeões deste ano. Mas isso é totalmente diferente de 2021, quando os campeões da Premier League foram derrotados duas vezes pelo Chelsea na preparação para o jogo e isso forçou Guardiola a fazer julgamentos caros antes do jogo em Portugal.
As mais notáveis incluem não jogar com Rodri ou Fernandinho no meio-campo defensivo pela segunda vez naquela temporada e escalar Raheem Sterling no ataque pela segunda vez na fase eliminatória.
O Man City ainda não perdeu um jogo na Liga dos Campeões deste ano e já eliminou o Bayern de Munique (4 a 1) e o Real Madrid (5 a 1) com relativa facilidade nas quartas de final e nas semifinais, respectivamente e a Inter de Milão não deve apresentar muitos problemas nesse sentido, o que se reflete na aposta Manchester City x Inter de Milão.
A equipe da Série A terá muito trabalho para conter jogadores como Kevin De Bruyne e Erling Haaland, mas o consenso é que o Manchester City terá qualidade demais em todo o campo para a Inter de Milão.
Inter de Milão
Técnico: Simone Inzaghi
Capitão: Lautaro Martinez
Principal jogador: Alessandro Bastoni
A Inter de Milão não se importará em chegar à final da Liga dos Campeões como azarão. Afinal de contas, a equipe enfrentou todas as adversidades para chegar até aqui na competição, e estar sob menos pressão do que os adversários costuma ser bom em partidas importantes como esta – especialmente quando se considera o peso da expectativa sobre os ombros do Man City.
Não se esperava que a Inter conseguisse passar do Grupo C, pois foi colocada ao lado do Barcelona e do Bayern de Munique, mas conseguiu superar os gigantes espanhóis na segunda colocação com três vitórias, um empate e duas derrotas, ambas contra os alemães.
No entanto, a corrida dos nerazzurri até a final desde a fase de grupos não foi exatamente a mais difícil, com jogos contra os portugueses Porto e Benfica e um confronto na semifinal contra o Milan que lembra um pouco mais o caminho até a final da Liga Europa. Mas você só pode vencer o que é colocado à sua frente, e a Inter tem feito isso bem e com perspicácia defensiva na maior parte do tempo, não sofrendo gols em 180 minutos contra Porto e Milan.
O zagueiro Alessandro Bastoni e o goleiro André Onana desempenharam um papel importante nessa solidariedade defensiva, mas Haaland será sua maior tarefa até agora e talvez não consiga superá-la. O ônus também recairá sobre Romelu Lukaku e Lautaro Martinez para que aproveitem as chances que tiverem.