(Foto: Arthur Moraes/Natan Schmidt/CBV)
Após quase três horas de partida, o Praia Clube venceu o Minas por 3 sets a 2 na final da Copa Brasil de Vôlei Feminino, na noite deste domingo (03). A equipe de Uberlândia venceu o Minas e conquistou a competição nacional pela primeira vez na história ao fazer 3 a 2 no placar, com parciais de 25/23, 29/27, 22/25, 16/25 e 16/14 na Arena Multiuso, na cidade de São José, em Santa Catarina.
O confronto foi equilibrado, com viradas e um tie-break emocionante do início ao fim. O Praia Clube foi melhor nos dois primeiros sets, com o Minas sempre perto do placar. Porém, o clube de Uberlândia foi superior e abriu 2 a 0.
Atrás no placar, o Minas Clube reagiu e controlou o terceiro set, sem cometer erros nos pontos finais. Na quarta parcial, o time da capital mineira não deixou o Praia jogar e venceu com tranquilidade.
O quinto e último set foi muito disputado e de nervosismo por parte das duas equipes. O Minas começou o set decisivo na frente, mas o Praia Clube conseguiu a virada com seis pontos seguidos e ganhou confiança na partida, aumentando a pressão no outro lado.
O time de Uberlândia chegou a abrir 10 a 5 no placar, mas o Minas reagiu e virou a partida com uma apresentação de gala da Kisy, maior pontuadora da partida, com 38 pontos. O Minas chegou a ter o match point, mas o Praia conseguiu se superar. Com a russa Sofya Kuznetsova inspirada, o Praia venceu o set e também a partida: 16 a 14.
Com o resultado, o Praia garantiu vaga na Supercopa 2024 e no Sul-Americano de 2025. A ponteira russa Kuznetsova foi eleita a melhor em quadra, marcando 26 pontos.
Essa foi a quarta decisão disputada entre Praia e Minas nesta temporada. O Praia Clube faturou o Campeonato Mineiro e a Copa Brasil, enquanto o Minas levantou as taças da Supercopa e do Sul-Americano.