Compartilhar
Publicidade
Publicidade
O nordestino e o amor pelo futebol
Agência Miséria
Foto: Pixabay/Pexels

A ascensão da Copa do Nordeste tem contribuído para que o futebol regional ganhe mais espaço na mídia, mesmo que o caminho a trilhar para alcançar o status de alguns times do Sul e do Sudeste ainda seja longo. Contudo, embora o reconhecimento nacional de clubes locais possa demorar, as torcidas de alguns times nordestinos estão entre as mais assíduas do Brasil.

De acordo com um infográfico apresentado pelo blog da ExpressVPN, ainda que os times paulistas e cariocas (Palmeiras, Flamengo, Corinthians e São Paulo FC) sejam os mais assistidos on-line, é do nordeste o troféu de região que mais pesquisou sobre como assistir futebol on-line nos últimos 5 anos. O estado do Ceará esteve em primeiro lugar nesse quesito. Mas como explicar esse resultado?

A força da torcida apaixonada

Foto: Luis Henrique/Pexels

Mesmo com menos investimentos do que os clubes do Sudeste, é de conhecimento geral o fato de que os clubes nordestinos contam com torcidas apaixonadas.

No censo de 2021, constatou-se que os times do Vitória, Bahia, Ceará, Sport e Santa Cruz possuem as cinco maiores torcidas da região. O problema está na sua visibilidade, já que as transmissões em TV aberta oferecem muito mais espaço aos times do eixo Rio-São Paulo.

É nesse cenário que a busca on-line por jogos ganha força. Mesmo não sendo um campeonato novo, a Copa do Nordeste só foi reconhecida oficialmente pela CBF na década de 90. Porém, a velha paixão dos torcedores nordestinos encontrou recentemente na tecnologia uma ferramenta poderosa.

Nos últimos anos, a internet teve um papel crucial na visibilidade do campeonato. O grande número de buscas rendeu frutos e, como consequência, a temporada de 2022 será transmitida por alguns canais da TV paga e outros da TV aberta, incluindo o SBT.

Sobre a participação do futebol nordestino

Campeonatos regionais do Rio de Janeiro e São Paulo recebem mais investimentos do que qualquer outra liga do país, mas o futebol nordestino possui participação honrosa em campeonatos dentro e fora do Brasil. No Campeonato Brasileiro, o título já veio para a região três vezes desde 1959, sendo duas para o Bahia e uma para o Sport. O primeiro deles (para o Bahia) ocorreu na edição de estreia do campeonato.

Já na Copa do Brasil, que acontece desde 1989, o título foi conquistado apenas uma vez por um time da região (em 2008, pelo Sport). A temporada de 2022 conta com oito times nordestinos nas divisões mais importantes. Tanto na Copa Sul-Americana quanto na Libertadores, o Nordeste foi representado apenas seis vezes, com a última tendo sido há 3 anos.

Como o futebol nordestino pode crescer?

Essa é uma questão de infraestrutura. O Nordeste possui muitos jogadores excelentes, mas que são vendidos para o eixo Rio-São Paulo. Os clubes necessitam de mais investimentos, o que requer dedicação, e os que começaram a investir já colhem resultados. O desafio em geral não é enfrentado somente pelo Nordeste, já que mesmo no Sudeste há ligas desconhecidas, como no Espírito Santo, e pouco se fala de campeonatos no Norte.

No passado, o acompanhamento dos investimentos era exclusivo da mídia. Atualmente, graças à tecnologia, mais torcedores estão buscando acesso às ligas, (independentemente do status dos clubes) e atraindo a atenção midiática. O potencial dos times começa a ser explorado em uma nova configuração e, com positividade, podemos esperar que a publicidade ajude ainda mais o futebol regional.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade